Projeto de Extensão Memória e Circulação da Artes


Chamada pública relativa ao EDITAL Nº 01/2024 – PIBEX para processo seletivo de bolsas de extensão do Decanato de Extensão da UnB, para o projeto PJ228-2024 Sg1 - memória e circulação da arte (PEAC), que visa a concessão de bolsas de auxílio financeiro para participação de discentes da UnB, com vigência a partir de abril de 2024 e término em dezembro de 2024. Profª Coordenadora: Cinara Barbosa.

 

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Chamada Pública para Bolsistas de Extensão das Artes Visuais | 2024


Confira aqui o Resultado dos Bolsistas que foram selecionados na participação nos Projetos de Extensão 2024 do VIS



As inscrições para bolsista de extensão de projetos de professores do Departamento de
Artes Visuais estão abertas até segunda semana do mês de abril de 2024.
Se você for graduando do curso de Artes Visuais, acesse os links para se inscrever
(alguns serão disponibilizados em breve).
Não deixe de avisar seus colegas também!


Confira aqui todos os projetos de bolsas do VIS para os discentes.


Para mais informações, entre em contato com o coordenador do projeto.

As inscrições para bolsista de extensão de projetos de professores do Departamento de
Artes Visuais estão abertas até a próxima semana.

Formulário à toda comunidade do VIS para ocupação dos espaços SG-1


O Departamento de Artes Visuais da UnB solicita aos estudantes, técnicos administrativos, professores e a toda a comunidade que participa em atividades dos espaços o cupados pelo VIS, que preencham o Formulário sobre a ocupação dos espaços vagos pela mudança pro prédio novo.


Acesse aqui o Formulário.

 

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Escritos e ditos é um grupo de pesquisa que se propõe a olhar os diferentes modos que os artistas têm de realizar seus trabalhos, sem pretender explicar o processo criativo de cada um, e menos ainda a obra produzida por eles. O que se deseja é analisar o modo como o artista experimenta a sua própria prática, é refletir sobre a noção de trabalho, assunto que certamente diz respeito a todos.

 

Fonte: www.escritoseditos.com.br


A abordagem de poéticas diversas tem como objetivo estabelecer um diálogo com outras áreas de conhecimento e observar o que tais modos de produção podem, ou não, ter em comum com outras atividades.

 

A pesquisa começa pela escuta e registro da palavra dos artistas, obtida por meio de entrevistas gravadas em vídeos e transcritas no siteTodas as entrevistas seguem o mesmo protocolo, a mesma série de perguntas, concentrando-se em seis temas

  • A rotina da prática no ateliê – como cada artista cria condições para realizar seu trabalho, inclusive em função das demandas da vida social;
  • A noção de trabalho artístico – como cada artista compreende a noção de trabalho artístico e de que modo esta se aproximaria ou se afastaria de outras atividades na sociedade atual.
  • A relação de cada um com as técnicas tradicionais da arte e as novas tecnologias – o que cada artista guarda dos saberes ancestrais em seus procedimentos atuais, e como as novas tecnologias se incorporam a suas produções;
  • As demandas de cada poética por outras áreas de conhecimento – de que modo cada artista elege e deixa outros domínios de conhecimento atravessarem sua poética, tais como a própria história da arte, a química, a matemática, a informática, a literatura, a filosofia, os sistemas sociais de segurança, as religiões etc ;
  • O prazer e esforço associados à realização do trabalho – o que cada artista entende como prazer e renúncia, em relação a sua prática ;
  • Os diferentes caminhos percorridos para a inscrição de sua produção na sociedade – de que modo cada artista orienta sua produção : para galerias, centros culturais, universidades ou outros meios.

 

 

 

 

Texto: Iracema Lecourt

Pode-se utilizar o texto, desde que citadas as fontes

do autor e o "link originário" deste artigo em questão