O Bacharelado em Artes Plásticas da Universidade de Brasília destina-se à formação do artista-pesquisador contemporâneo para atuar de forma crítica e ativa no meio cultural do Distrito Federal, da Região Centro-Oeste, no âmbito nacional e internacional.  Tal objetivo se materializa pelas vivências do estudante no ambiente dos ateliês, pela a experimentação das linguagens e pela atuação no circuito artístico. Nesse sentido, o Bacharelado em Artes Plásticas se distingue dos outros cursos ofertados pelo Departamento de Artes Visuais: o de Licenciatura em Artes Visuais e o de Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte, destinados, respectivamente, à formação de Educadores da Arte e de Historiadores e Críticos da Arte.

IMG 20181204 110538871 HDRO curso volta-se para estudantes interessados na pesquisa artística, aquela que se constitui a partir do ato criador, no instante mesmo da construção da obra de arte. Trata-se de um curso que busca, no contexto da academia, não apenas o desenvolvimento e o domínio técnico das linguagens artísticas, mas a construção de um saber advindo da prática, apreendido pelo contato do sujeito com a obra mediada pelo pensamento e a reflexão, sem perder de vista o contexto da arte atual. A cadeia de componentes curriculares do curso é constituída pelas disciplinas práticas, nas quais se obtém o desenvolvimento do projeto poético do estudante, e pelo leque de disciplinas teóricas que abordam a história e a teoria da arte, cuja função é a de subsidiar os conceitos subjacentes e suscitados na concepção da obra de arte. Leia Mais

Dados de identificação do curso

Bacharelado em Artes Visuais

•    Nível: Graduação.

•    Modalidade: presencial

•    Titulação conferida: bacharel em Artes Plásticas

•    Turno:  Diurno. Aulas no período de 8h as 18h50

•    Forma de ingresso: Programa de Avaliação Seriada (PAS), Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Vestibular (Sistema Universal e Sistema de Cotas para Negros), Transferência Facultativa, Transferência Obrigatória e Mudança de Curso.

•    Vagas por semestre: 30

•    Exigência para o ingresso: Certificação de Habilidade Específica.  Para obtenção dessa certificação, o candidato deverá realizar a prova de Habilidade Especifica (HE) em período antecedente às provas de ingresso. A certificação tem validade de dois anos.

•    Duração:  mínimo de semestres: 9 (nove) – 4 (quatro) anos;  máximo:  12 (doze) -  6 (seis) anos.

•    Número de créditos exigidos: 186

•    Carga-Horária total:  2.790 horas