O curso de Artes Visuais com habilitação em Licenciatura é ofertado em dois turnos (diurno e noturno) e foi concebido integralmente para atender à formação de professores para Educação Básica.  Esse curso  é herdeiro de uma longa trajetória que indicia parte da história de relacionamentos entre as Artes Visuais, a Educação e as demais áreas de conhecimento que compõem o heterogêneo campo das visualidades nos últimos 50 anos.

Pessoas

Os curso de artes inaugurados com a UnB, em 1962, compreendiam cursos básicos de Expressão e Representação, Teoria e História da Arte; e de Técnicas de Construção, que eram os pontos chaves, amálgama que reunia a formação em Arquitetura e Artes Plásticas. No ano seguinte, foram criados os Departamentos de Arte e Artesanato e o de Arquitetura, o primeiro deles foi o embrião para a criação, em 1963/1964, do Instituto Central de Artes (ICA), nomenclatura que tornou conhecido o curso de Artes Plásticas da Universidade de Brasília em todo país.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO  DO CURSO

Curso de Artes Visuais - Licenciatura

Turnos:  Diurno (aulas no período de 8h às 18h50) e noturno (aulas no período de 19h às 22h30).

Nível: Graduação - Certificado de  Curso de Graduação em Artes Visuais - Licenciatura

(concede habilitação para atuar como professor(a) da educação básica nos anos finais do Ensino Fundamental II e Ensino Médio)

Duração: Licenciatura Plena

Vagas por ano: 25 (diurno) e 25 (noturno) - Para matrícula no curso é exigida a Certificação de Habilitação Específica, que deverá ser adquirida em período antecedente às provas de ingresso.

Número de semestres: mínimo - 08 (oito) semestres / 4 anos -  máximo - 14 (quatorze) semestres / 7 anos. Recomendado a permanência máxima de 10 (dez) semestres / 5 anos.

Créditos exigidos: 214 Cr

Carga-Horária total: 3.210 h

Localização e Contato: Departamento de Artes Visuais/Instituto de Artes - Campus: Darcy Ribeiro

Telefones: (61) 3107 1172

Coordenadores:       Licenciatura Diurno

Profª Drª Luisa Günther Rosa

Licenciatura Noturno

ProfDr. Christus Menezes da Nóbrega

ARTICULAÇÃO COM A PÓS-GRADUAÇÃO

Os egressos do Curso de Graduação em Artes Visuais têm a possibilidade de ingressar na formação contInuada via pós-graduação na área de concentração Teoria, História e Ensino na linha Educação em Artes Visuais ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.

4   IDA  I  VIS  I  PPGAV

Responsável:             Prof. Dr. Cayo Honorato