O Bacharelado em Artes Plásticas da Universidade de Brasília destina-se à formação do artista-pesquisador contemporâneo para atuar de forma crítica e ativa no meio cultural do Distrito Federal, da Região Centro-Oeste, no âmbito nacional e internacional. Tal objetivo se materializa pelas vivências do estudante no ambiente dos ateliês, pela a experimentação das linguagens e pela atuação no circuito artístico. Nesse sentido, o Bacharelado em Artes Plásticas se distingue dos outros cursos ofertados pelo Departamento de Artes Visuais: o de Licenciatura em Artes Visuais e o de Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte, destinados, respectivamente, à formação de Educadores da Arte e de Historiadores e Críticos da Arte.

O curso volta-se para estudantes interessados na pesquisa artística, aquela que se constitui a partir do ato criador, no instante mesmo da construção da obra de arte. Trata-se de um curso que busca, no contexto da academia, não apenas o desenvolvimento e o domínio técnico das linguagens artísticas, mas a construção de um saber advindo da prática, apreendido pelo contato do sujeito com a obra mediada pelo pensamento e a reflexão, sem perder de vista o contexto da arte atual. A cadeia de componentes curriculares do curso é constituída pelas disciplinas práticas, nas quais se obtém o desenvolvimento do projeto poético do estudante, e pelo leque de disciplinas teóricas que abordam a história e a teoria da arte, cuja função é a de subsidiar os conceitos subjacentes e suscitados na concepção da obra de arte.

IMG 20181204 110538871 HDR

Na Foto: Professora do Departamento de Artes Visuais | Orientação projeto TCC na Galeria Espaço Piloto

Sabemos que as Artes Visuais podem (e devem) desenvolver uma função intelectual singular no campo amplo da cultura. Por essa razão, o enfoque do curso não visa o desenvolvimento do artista para sua adequação ao mercado da arte ou ao virtuosismo técnico e ao desenvolvimento de um estilo vendável, objetivos esses buscados nas escolas de Belas Artes, nos cursos especializados e congêneres que gozam de um status já bem definido na sociedade.Nesse sentido, o ensino da arte nas universidades vai ao encontro da ideia da arte como conhecimento específico, distinto do científico, mas fundamental e intrínseco à constituição do que entendemos como cultura. Para tanto, o curso busca promover a prática nas diversas linguagens da arte, possibilitando a compreensão específica delas e seu potencial de hibridismo para construção de uma poética pessoal. Assim, o curso contempla objetivos gerais e específicos. Desse modo, temos como objetivo geral a inserção institucional, política, geográfica e social da arte como elemento novo capaz de se tornar centro irradiador da cultura, como idealizou Darcy Ribeiro na fundação da UnB.

Entre os objetivos específicos, espera-se que o Bacharel em Artes Plásticas seja capaz de exercer  habilidades e competências desenvolvidas ao longo do curso, tais como: I. aptidão para compreender as relações complexas entre teoria e prática artística; II. capacidade para desenvolver pesquisas técnicas voltadas para a concretização do seu projeto poético; III. capacidade de tornar-se um artista ou produtor cultural autônomo, que transite no sistema da arte em seus diversos segmentos, como por exemplo, na montagem de exposição, na elaboração de projetos culturais e artísticos, na participação em editais de incentivo à arte e à cultura etc. IV. capacidade de tornar-se um pesquisador na pós-graduação em artes, continuando o processo de estudo tanto no nível do Mestrado quanto no de Doutorado; V. capacidade de construir uma trajetória artística, independente de dogmas e de modismos. VI. capacidade de discorrer sobre os conceitos intrínsecos ao seu processo criativo de modo claro e coerente. VII. ser um inquiridor que, cônscio da sua ignorância, não cesse de procurar conhecimento.

Para o estudante egresso do  Bacharelado em Artes Plásticas, o Departamento de Artes Visuais oferece o programa de Pós-Graduação em Arte (PPG-Arte) propiciando, assim, a continuidade da pesquisa do jovem artista graduado em dois níveis – mestrado e doutorado. Nessa perspectiva, o PPG-Arte dispõe de três linhas de pesquisa: I. Poéticas Contemporâneas, II. Métodos e Processos em Arte Contemporânea e III. Arte e Tecnologia. Na sua maioria, os professores dispõem de bolsas de Iniciação Científica e de projetos de pesquisa autenticados pelo CNPq.

IMG 9503 1
Na Foto: Área aberta do Departamento de Artes Visuais | prédio SG-1

 

Texto: Cinara Barbosa

Pode-se utilizar o texto, desde que citadas as fontes

do autor e o "link originário" deste artigo em questão